12.2 C
Aveiro
Terça-feira, Abril 30, 2024
InícioReportagemMinistra da Justiça esteve em Sever do Vouga para visitar o Tribunal

Ministra da Justiça esteve em Sever do Vouga para visitar o Tribunal

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Ministra da justiça, Francisca Van Dunen, esteve no dia 18 de janeiro em Sever do Vouga para visitar o Tribunal, reaberto há alguns dias, que faz parte do pacote de 20 tribunais que reiniciaram funções em janeiro de 2017, cumprindo-se assim mais uma promessa eleitoral do governo socialista.

O Presidente da República promulgou a respectiva lei, que foi publicada em Diário da Republica, e no Conselho de Ministros foi aprovada a necessária regulamentação. Segundo a governante, a reabertura e outras medidas previstas no diploma vão permitir reaproximar a justiça penal de 240 mil pessoas.

A par da reabertura terá lugar aquilo que o Governo designa por reactivação de 23 dependências de tribunais,as chamadas secções de proximidade, nas quais o executivo assegura que se voltarão a praticar actos judiciais, nomeadamente julgamentos de  crimes de menor gravidade. O diploma aprovado em Conselho de Ministros prevê ainda a descentralização de vários tribunais de família e menores.

Cada um dos 20 tribunais reabertos terá um juiz não residente, que ali se deslocará ocasionalmente, consoante as necessidades ditadas pelo número de processos judiciais ali desencadeados, e um a dois funcionários. Não existe uma obrigatoridade de os magistrados estarem presentes nestes tribunais a não ser quando ali decorram diligências que o exijam.

Questionada sobre o assunto, a ministra da Justiça respondeu que era impossível saber quantas vezes ali irão os juízes por semana. Vai depender do volume processual e do número de julgamentos que for necessário realizar.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend