13.3 C
Aveiro
Sexta-feira, Abril 26, 2024
InícioReportagemEntre os dias 27 e 30 de junho, regressou a Feira Nacional...

Entre os dias 27 e 30 de junho, regressou a Feira Nacional do Mirtilo

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre os dias 27 e 30 de junho, regressou ao Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga a Feira Nacional do Mirtilo. Na 12.ª edição do certame estivera presentes cerca de 100 expositores e mais de 60 atividades para quem visitou a “Capital do Mirtilo” durante os quatro dias da iniciativa.

Com um orçamento que se aproxima dos 200 mil euros, a Câmara Municipal de Sever do Vouga, organizadora da feira, em parceria com a aGim-Associação para os pequenos frutos e inovação empresarial, defende que o evento é um forte contributo para o desenvolvimento sustentado do território. Durante a apresentação da feira à comunicação social, o presidente da Câmara, António Coutinho, falou sobre como a cultura do mirtilo alterou a paisagem do Município, defendendo que há margem para o crescimento da produção. “Se antes os campos de mirtilo “perdiam-se” entre os eucaliptais, agora o visitante que vem a Sever do Vouga já vê os campos. Temos assistido a uma transformação do nosso território devido ao mirtilo, que tem contribuído para o seu ordenamento”, afirmou o edil severense.

Com 180 produtores, muitos deles com uma produção à escala micro, Sever do Vouga é responsável por vender mais de 150 toneladas de mirtilo por ano, sem contabilizar o fruto vendido para a transformação. “É possível Sever do Vouga crescer na produção do mirtilo, bem como Portugal de um modo geral”, defendeu António Coutinho, explicando que “se ao nível externo, a saída do fruto é boa, internamente o mesmo ainda não se verifica”, sublinhando que “os pequenos frutos estão, gradualmente, a entrar nos hábitos de consumo dos portugueses”.

A feira proporcionou um conjunto de palestras técnicas, nas tardes de sexta e sábado de participação gratuita, que abordaram temas atuais e de interesse para quem pretendia vir a estar na fileira do mirtilo e dos pequenos frutos. Às palestras, somou-se a área técnica dos expositores, com produtos, serviços, comercializadores de fruto e viveiristas. A visita profissional foi complementada com visitas guiadas ao Campo Experimental de Pequenos Frutos e a plantações de mirtilos.

[ditty_news_ticker id=”2692″]

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend