Agenda Live São João da Madeira

Torre da Oliva em S. João da Madeira acolhe exposição “O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga.

O projeto “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria” consiste num conjunto de ações, programadas em rede para os seis concelhos das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra. O objetivo é o de explorar as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.

Entre 23 de novembro e 12 de dezembro, estará aberta ao público, na Torre da Oliva, a exposição O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e pelo Município de S. João da Madeira.

Esta exposição tem como objetivo a dinamização, promoção e salvaguarda futura da Linha do Vouga, abordando, dessa forma, as seguintes temáticas: a construção da linha; as suas particularidades; as profissões que tornaram o transporte ferroviário possível; os diferentes comboios que circularam nesta linha; a inovação no Vale do Vouga; e, por último, o futuro da linha. As peças foram cedidas pelo Museu Nacional Ferroviário.

A exposição será realizada no âmbito do “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”. Este consiste num conjunto de ações, programadas em rede, para os seis concelhos das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra, procurando explorar todas as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.

A exposição O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga já esteve presente em Arouca, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira, e após S. João da Madeira seguirá para Espinho. Para além do Bora! Encontros de Viagem de Arouca, do Encontros de Imagem – Locomotiva em Oliveira de Azeméis, do Festival Literário de Vale de Cambra, das Masterclasses de Teatro em S. João da Madeira, serão concretizados, até fevereiro de 2023, mais três eventos temáticos. O próximo evento será o espetáculo Braço, Carvão e Aço, a decorrer no dia 27 de novembro, também em S. João da Madeira.

Relembrar a relevância da Linha do Vouga é uma questão de máxima importância. Para José Alberto Freitas Soares Pinheiro e Silva, Presidente do Conselho Diretivo da AMTSM e Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, trata-se de uma forma de “chamar à atenção para a urgência de colocar esta linha a funcionar na perfeição e contribuir assim para uma melhor mobilidade no sul da área metropolitana do Porto.”

O programa @avoltadovaledasvoltas tem página no Facebook e Instagram e pode também ser consultado em www.avoltadovaledasvoltas.amtsm.pt.

O projeto é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Entrada Livre

Torre da Oliva

Horário

Segunda a Sexta | 09h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30

Sábado e Domingo | 10h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30

Inauguração: 23 de novembro, às 17h

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Send this to a friend