11.6 C
Aveiro
Sábado, Junho 22, 2024
InícioAmbienteGestão dos Resíduos Sólidos Urbanos com balanço positivo no Município de Ílhavo

Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos com balanço positivo no Município de Ílhavo

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A taxa de separação dos resíduos ultrapassou os 17%. Mais de 7,9% dos resíduos foram colocados na Rede Municipal de Ecopontos, em relação ao ano de 2021.  

Em todos os fluxos registaram-se aumentos: mais 20,43 toneladas de embalagens de plástico e metal; mais 13,38 toneladas de papel/cartão e mais 101,42 toneladas de vidro. 

Ainda no que se refere à separação dos lixos, observaram-se ligeiras diminuições nas quantidades depositadas no Ecocentro Municipal (menos 6,49%) e nas recolhas de resíduos verdes (menos 7,86%).  

Ao nível da deposição nos contentores normais instalados na via pública, sem separação por parte do cidadão, também se verificou uma importante diminuição na ordem das 111,25 toneladas, ou seja, menos 0,63%.  

De referir que as entidades responsáveis pelo tratamento dos resíduos não separados – a ERSAR e a ERSUC – procederam, recentemente, à atualização das tarifas que se traduziu num aumento global de 350 mil euros, cujo valor será suportado integralmente pelo Orçamento Municipal. 

O Município de Ílhavo sensibiliza a população para a urgência da diminuição e separação do lixo, encaminhando-o, cada vez mais, para um Ecoponto mais próximo ou para o Ecocentro Municipal, pois só deste modo será possível reduzir a fatura associada ao seu tratamento. 

Neste âmbito, a Câmara Municipal Ílhavo, ainda no primeiro trimestre deste ano, irá alargar as suas redes municipais de Ecopontos e de Roupões (para a deposição das peças de vestuário e calçado usadas), num primeiro investimento superior a 15 mil euros. 

O Ecocentro Municipal está ao serviço de todos, gratuitamente, acolhendo a deposição de 20 materiais diferentes, que serão posteriormente encaminhados para empresas de valorização e tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos, tendo em vista a sua reciclagem.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend