23.9 C
Aveiro
Sábado, Junho 22, 2024
InícioEducaçãoEscola Básica da Gafanha da Nazaré homenageia Professor Fernando Martins

Escola Básica da Gafanha da Nazaré homenageia Professor Fernando Martins

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Escola Básica Gafanha da Nazaré, vulgarmente conhecida por EB 2,3, vai passar a designar-se Escola Básica Professor Fernando Martins. Para assinalar a nova designação e homenagear o novo patrono está prevista uma comemoração, no dia 4 de abril, às 11 horas. 

O processo de atribuição de patrono a este estabelecimento teve origem em 2022, numa proposta conjunta apresentada pela Direção do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré, Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e um grupo de docentes ao Conselho Geral do Agrupamento. 

A Câmara Municipal de Ílhavo, enquanto detentora do edifício, acolheu de imediato esta proposta, que já tinha sido aprovada, por unanimidade, no Conselho Geral do Agrupamento. 

Por despacho do Secretário de Estado da Educação, de 15 de fevereiro de 2023, foi, então, autorizada a atribuição de patrono à escola.  

A atribuição do nome de um patrono a uma escola é considerada um símbolo identitário de forte expressão na organização e comunidade escolar e, neste caso, trata-se do reconhecimento e homenagem ao professor Fernando Martins, enquanto cidadão ativo que contribuiu, desde sempre, para a valorização da identidade gafanhoa, preservando-a e cultivando-a. 

Manuel Fernando da Rocha Martins nasceu na Gafanha da Nazaré, a 24 de novembro de 1938, e foi professor do Ensino Básico na Região de Aveiro. Desempenhou um papel importante enquanto formador e dinamizador de cursos de professores, destinadas à formação de adultos e dinamização de bibliotecas. O seu percurso está também associado à comunicação social, destacando-se a colaboração em diversas publicações periódicas e, ainda, a colaboração com a Rádio Renascença e a Rádio Terra Nova, da qual foi membro fundador. Ao longo da vida, demonstrou uma estreita ligação com a Igreja Católica, tendo assumido funções em vários organismos (membro da Comissão Diocesana da Cultura, presidente da primeira delegação de Aveiro da União das Instituições de Solidariedade, entre outras). Em 1988 foi nomeado Diácono Permanente da Diocese.  

A intervenção de Fernando Martins na vida associativa da região torna-o num cidadão muito ativo, com uma grande contribuição para a comunidade. É autor de várias publicações, livros, capítulos de livros, publicações periódicas e blogues. Em 2010, a Câmara Municipal de Ílhavo atribui-lhe a Medalha de Mérito Cultural Prata “pelo trabalho notável, ao longo da sua vida, ao nível do ensino e da preservação e promoção dos valores da história e da cultura do Município de Ílhavo, muito em especial no que respeita à Gafanha da Nazaré, sendo um exemplo de cidadão solidário, dedicado e empenhado na dinamização e na preservação de relevantes valores sociais e culturais do Município de Ílhavo”. 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend