13.3 C
Aveiro
Sábado, Junho 22, 2024
InícioÁguedaSapadores florestais de Águeda reforçados com nova viatura de combate a incêndios

Sapadores florestais de Águeda reforçados com nova viatura de combate a incêndios

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A equipa de sapadores florestais do Município de Águeda foi reforçada, hoje, com uma nova viatura de combate a incêndios, celebrando de uma forma simbólica o Dia Internacional das Florestas.

“Os nossos sapadores desempenham um papel muito relevante na prevenção, gestão e proteção da floresta e esta viatura vem dotar a nossa equipa de melhores condições para a execução do seu trabalho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que vai complementar a frota e equipamento existente que é usado pelos sapadores ao serviço das populações.

O trabalho que é realizado pelos sapadores florestais constitui “uma importante mais-valia na segurança das nossas comunidades e na execução das faixas de gestão de combustível”. São eles que executam trabalhos de silvicultura preventiva, beneficiam caminhos, fazem a manutenção da rede de pontos de água de combate aos incêndios do concelho, verificam os acessos aos postos de vigia, verificam a operacionalidade de todas as infraestruturas essenciais para o combate aos incêndios.

Para além disso, no período de alerta amarelo ou superior, desempenham funções de vigilância armada, primeira intervenção e rescaldo.

Esta viatura, desenvolvida para os trabalhos de vigilância e patrulhamento florestal, apoia os sapadores na sua ação de prevenção dos incêndios florestais, nomeadamente através de ações de silvicultura preventiva como roça de matos e limpeza, realização de fogos controlados e linhas de quebra-fogo.

Deste modo, a carrinha está equipada, entre outros, com um kit de 1.ª intervenção em fogos, um conjunto de ferramentas florestais, motoserras, motorroçadoras, um tanque com água e mangueira.

Refira-se que esta viatura foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, através ICNF – Instituto da Conservação e das Florestas, no âmbito do Programa de Sapadores Florestais (PSF).

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend