12.7 C
Aveiro
Domingo, Abril 28, 2024
InícioAgendaEste fim de semana há nova edição dos Domingos Verdes em São...

Este fim de semana há nova edição dos Domingos Verdes em São João da Madeira

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, o programa inclui o passeio de bicicleta “Diversão sobre 2 rodas”, entre várias outras atividades deste evento enquadrado pelos princípios da Semana Europeia da Mobilidade que se assinala nesta altura do ano.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira associa-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade, que se comemora por estes dias, tendo agendado para domingo, 24 de setembro, entre as 9h30 e as 13h30, o encerramento ao trânsito de um troço da Avenida Dr. Renato Araújo (entre a zona do Largo do Souto e a rotunda do Hospital da cidade), onde vão decorrer atividades de promoção de uma cidade ambientalmente mais sustentável, com menos emissões de carbono e com uma mobilidade mais inclusiva.

Trata-se da terceira edição deste ano dos Domingos Verdes, para a qual a autarquia volta a convidar todas as pessoas para comparecerem nessa zona da cidade, juntando-se a este evento e dando mais um contributo para o desenvolvimento de um modelo de mobilidade menos dependente do transporte individual e com menores emissões de gases de efeito estufa. 

Passeio de bicicleta 

Do programa faz parte mais um passeio de bicicleta “Diversão sobre 2 Rodas”, que se insere igualmente nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade e, ainda, do Dia Internacional do Turismo. A partida acontecerá junto ao edifício da Torre da Oliva, pelas 10h00, com os participantes a seguirem depois até ao troço da Avenida Dr. Renato Araújo onde decorrem as restantes actividades do Domingo Verde. 

Na sua maior extensão, o percurso tem um total de 9 quilómetros, mas os ciclistas podem optar por outras duas distâncias mais curtas – 1 ou 3 quilómetros -, se entenderem que se adequam melhor às suas características. Os interessados que ainda não se tenham inscrito, podem fazê-lo online, através de formulário simples, cuja ligação é disponibilizada na secção “Agenda”, do site da Câmara Municipal de S. João da Madeira (www.cm-sjm.pt).  

Durante esta e a próxima semana, haverá igualmente ações de sensibilização em duas importantes artérias da cidade (Av. Dr. Renato Araújo e Av. da Liberdade), envolvendo alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade, que, conjuntamente com a PSP, participam em operações STOP, com distribuição de flyers aos automobilistas para a adoção de uma Eco-condução. Neste âmbito, e também inserido no Projeto Educativo Municipal, refira-se que, ao longo do ano, são desenvolvidas, diversas ações de Educação Rodoviária na Escola de Trânsito da PSP, com equipa técnica da autarquia e os agentes do programa Escola Segura.  

Autocarros TUS gratuitos 

A propósito da Semana Europeia da Mobilidade, recorda-se uma medida permanente de promoção de uma mobilidade mais sustentável que foi adotada pela autarquia: a gratuidade das viagens nos autocarros dos Transportes Urbanos do Município de S. João da Madeira (TUS) para todos os utilizadores. Foi tomada em 2021, alargando o alcance de uma decisão que já beneficiava os alunos das escolas de S. João da Madeira desde 2018. O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo como meio mais sustentável e adequado nas deslocações do dia-a-dia, com vantagens para a mobilidade dos sanjoanenses e de quem visita o concelho, assim como para a qualidade do ar e do ambiente em geral.

A Coordenadora Nacional da Semana Europeia da Mobilidade, Carla Jorge, da Agência Portuguesa do Ambiente, viajou no início desta semana num dos autocarros desse serviço, tendo ainda visitado locais onde o Município de S. João da Madeira procedeu, recentemente, a intervenções urbanísticas de promoção de uma melhor mobilidade, como a Praça Luís Ribeiro, o troço da Rua Alão de Morais abrangido pela empreitada + Acesso, as ciclovias da Rua do Vale e paragens criadas no quadro da modernização do TUS.

Esta deslocação a S. João da Madeira inseriu-se num périplo daquela responsável por diferentes concelhos que aderiram à Semana Europeia da Mobilidade, no sentido de constatar no local os efeitos práticos das atividades realizadas ao longo dos anos neste âmbito, além de reforçar o contacto com as equipas que operacionalizam a campanha , em cada território, ​e de ficar a conhecer melhor as opções e os padrões de mobilidade nas diferentes localidades. 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend