18.3 C
Aveiro
Domingo, Maio 19, 2024
InícioReportagemCasa Museu Egas Moniz em Avanca reabriu ao público

Casa Museu Egas Moniz em Avanca reabriu ao público

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Precisamente oito anos depois da Elevação de Estarreja a Cidade, no dia 26 de janeiro de 2013, a Câmara Municipal assinala a reabertura da Casa-Museu Egas Moniz, um dos momentos marcantes das comemorações do 8º aniversário da Cidade de Estarreja.

Renovada e melhorada, a casa de Avanca onde viveu o cientista assume novos desafios expositivos. Orçada em 154.972,15€, a empreitada — uma intervenção significativa e complexa com o principal objetivo de eliminar um problema de fungos, que surgiu no piso de madeira no rés-do-chão do edifício — obrigou ao encerramento da Casa Museu ao público e à retirada de todo o valioso mobiliário e peças expostas.

A sessão oficial de reabertura está marcada para sábado, sendo presidida pelo presidente do Município, José Eduardo de Matos, e no domingo, dia 27, realiza-se um Dia Aberto, convidando-se toda a população a visitar a casa do Prémio Nobel da Medicina de 1949, único em Portugal.Localizada em Avanca, esta é a única Casa-Museu de um Prémio Nobel em Portugal, intimamente relacionada com Egas Moniz que, em 1949 recebeu aquele galardão na área da Medicina. Podem ver-se obras de D. Carlos de Bragança, Silva Porto, Malhoa, Carlos Reis, Henrique Medina, Falcão Trigoso, Júlio Pomar, Abel Salazar, bem como coleções de mobiliário, cerâmica, ourivesaria, vidro, têxteis, gravura, escultura e a sua notável biblioteca pessoal.

Enquadra-se na romântica Quinta do Marinheiro, agora enriquecida com o Percurso BioRia do Rio Gonde, pedonal e ciclável, e com os recuperados Moinhos de Meias, evocando a memória do Moleiro.

A Casa-Museu Egas Moniz está classificada pelo Ministério da Cultura como um Imóvel de Interesse Público. Reabre, renovada e melhorada, assumindo novos desafios expositivos.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend