17.7 C
Aveiro
Domingo, Maio 5, 2024
InícioCulturaInaugurada na Áustria exposição de 150 obras de arte bruta sediadas em...

Inaugurada na Áustria exposição de 150 obras de arte bruta sediadas em S. João da Madeira

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Abriu ao público no Museu Gugging, na Áustria, a exposição “treger saint silvestre: the art brut collection.!”, que apresenta , até setembro, uma seleção de cerca de 150 obras da coleção Treger/Saint Silvestre. Trata-se de uma parceria com o Centro de Arte Oliva (CAO), em S. João da Madeira, onde está sediado esse acervo privado, que é um dos mais relevantes na Europa no que se refere à arte bruta.

A inauguração, que decorreu na última semana, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, do vereador João Almeida, da diretora do CAO, Andreia Magalhães e dos colecionadores Richard Treger e António Saint Silvestre, que se juntaram às autoridades locais e regionais austríacas, bem como aos responsáveis do Museu Gugging, numa cerimónia que registou ainda a participação da Embaixada de Portugal em Viena e do Instituo Camões.

Na sua intervenção, o presidente da autarquia sanjoanense destacou o “excelente entendimento e cooperação”, em que assentou a realização desta exposição, manifestando o desejo de que “esta seja a primeira iniciativa de um programa de colaboração longo e frutífero”. Jorge Vultos Sequeira apontou ainda a Coleção Treger/Saint Silvestre como “uma das mais importantes ferramentas da política cultural” da cidade de S. João da Madeira.

Martin Eichtinger, representante do governo regional do estado da Baixa Áustria, encerrou o período de intervenções, destacando também a parceria que permitiu a concretização da exposição, que considerou “um começo maravilhoso” para “uma combinação perfeita”. Momentos antes, o Museu Gugging e o Centro de Arte Oliva haviam sido apontados como “excelentes exemplos” de projetos da área cultural e artística, por parte de Mafalda de Oliveira Dias, conselheira da Embaixada de Portugal em Viena.

Esta entidade e o Instituto Camões integram também a parceria que possibilitou a realização da exposição “treger saint silvestre: the art brut collection.!”, referenciada como “uma das mais internacionais” que já passaram pelo Museu Gugging, como afirmou o diretor artístico da instituição, Johann Fellacher, realçando que a coleção Treger/Saint Silvestre, que serve de base à mostra, é constituída por obras de “mais de 350 artistas de todo o mundo”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend