11.6 C
Aveiro
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
InícioAgendaA folia do Carnaval de Vale de Ílhavo sai à rua nos...

A folia do Carnaval de Vale de Ílhavo sai à rua nos dias 19 e 21 de fevereiro 

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_img

O Carnaval de Vale de Ílhavo está de volta, nos dias 19 e 21 de fevereiro, e promete marcar a diferença com a folia e a irreverência que lhe são peculiares.  

Nos dois dias, os cortejos estão agendados para as 15h e irão percorrer as ruas de Vale de Ílhavo com Suas Majestades, o Rei D. Carlitos XXIII e a Rainha D. Ritinha I, ao leme.   

Ao todo serão cerca de 400 figurantes, que após vários meses de trabalho de preparação, irão proporcionar folia e diversão, conferida pela beleza dos seus fatos e carros alegóricos, aliando a cor e a alegria à sátira social e brejeirice. 

Este ano integram o Corso Carnavalesco onze grupos: Tó-Có-Corno, Toca Baldar, Pestinhas, Valentes Priores, Garotos do Alívio, Centro Escolar de Vale de Ílhavo, Cabeço do Nuno, Villa do Paço, Anima Soza, Ouca e suas gentes e A.D.C.R. Vilage.  

O Grupo de Bombos Toca Baldar será o responsável pelo encerramento dos cortejos e até lá tem ensaios abertos a quem se queira juntar, todos os sábados, a partir das 14h, no pavilhão da A.C.R. “Os Baldas”. 

Já os Cardadores, personagens míticas de Vale de Ílhavo, únicas no Mundo, também costumam marcar presença nesta iniciativa com as suas brincadeiras, saltos e corridas inesperadas, percorrendo o cortejo e misturando-se no meio do público num corrupio, provocando grande alarido devido aos apitos, sinetas e guizos que trazem amarrados a si e aos excêntricos trajes que envergam.  

A tradição exige que os homens, geralmente solteiros, que saem à rua para “cardar” as raparigas não se deixem identificar, usando uma máscara perfumada feita com pele de ovelha branca revestindo-se as aberturas dos olhos e da boca com rodelas de cortiça pintadas de vermelho. A cabeça é revestida por longas fitas coloridas, de diferentes tamanhos, que descem até ao fundo das costas, formando uma multicolor cabeleira. O nariz é comprido e de forma fálica, feito com panos vermelhos e o bigode é formado por crina.  

A esta grande festa juntam-se o Pão de Vale de Ílhavo e o pão com chouriço. 

O Carnaval de Vale de Ílhavo é organizado pela Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” e conta com o apoio do Município de Ílhavo. 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

  • https://c32.radioboss.fm:18609/stream

Send this to a friend