11.6 C
Aveiro
Sábado, Junho 22, 2024
InícioIlhavo“Tanto Mar!” de fevereiro inicia ciclo de tertúlias “Memórias Viajantes”

“Tanto Mar!” de fevereiro inicia ciclo de tertúlias “Memórias Viajantes”

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 No programa “Tanto Mar!” de fevereiro, que se realiza no próximo fim de semana, o Museu Marítimo de Ílhavo dá início ao ciclo de tertúlias “Memórias Viajantes”, destacando, na primeira sessão, no dia 25, às 17 horas, a “Barca dos Apóstolos” ex-voto pertencente à família do Tenente Alberto da Maia Mendonça, que tem estado em exposição no Museu, desde 2011. 

Num momento informal, debate-se a importância da miniatura de embarcação nas vivências daquela família Ilhavense, a ligação da referida barca ao culto de São Pedro pela comunidade piscatória da Costa Nova, e a intervenção de conservação e restauro que está em curso. Em conversa estarão presentes Senos da Fonseca, Pires da Rosa e Carla Felizardo, que proporcionarão diferentes reflexões sobre a “Barca dos Apóstolos”. 

As tertúlias “Memórias Viajantes” resultam de uma parceria do Museu Marítimo de Ílhavo com o Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Museu de Marinha e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. 

Ainda no dia 25, sábado, no Museu, o programa “Tanto Mar!” de fevereiro inclui, entre as 10 e as 13 horas, uma oficina de modelismo, dinamizada pela T.E.A.M., em que os participantes são desafiados a construir um barco lagosteiro. 

Entre as 10 e as 18 horas decorre a primeira sessão das “Oficinas com Risco – Ilustração com Fernando Correia”, biólogo e ilustrador. Em cada sessão exploram-se três técnicas diferentes: museum sketching no dia 25 de fevereiro; ilustrar com facas a 25 de março; e finais coloridos (lápis de cor) a 29 de abril. 

No domingo, 26 de fevereiro, o “Tanto Mar” muda-se para o Navio-Museu Santo André para uma visita especial, pela mão de um antigo tripulante, Manuel Cadilhe Maio, marcada para as 16 horas. Após a visita, às 17 horas, será inaugurada a exposição “As redes de emalhar na pesca do bacalhau: os pesqueiros e as quotas”, também no Navio. 

As inscrições podem realizar-se pelo telefone, 234 329 990, ou pelo endereço de e-mail, [email protected].  

Mais informações em museumaritimo.cm-ilhavo.pt. 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend