12.6 C
Aveiro
Sábado, Maio 4, 2024
InícioOliveira do BairroO Município de Oliveira do Bairro desativou, nos últimos dois anos, mais...

O Município de Oliveira do Bairro desativou, nos últimos dois anos, mais de 700 ninhos de vespa velutina, ou vespa asiática

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Este número é, para Susana Martins, Vereadora da Câmara Municipal, “o reflexo do trabalho que temos vindo a desenvolver neste âmbito e da nossa crescente capacidade em dar uma resposta célere aos pedidos dos munícipes, sendo, na maioria dos casos, o tempo de resposta inferior a 48 horas”.

Os ninhos sinalizados no Concelho de Oliveira do Bairro têm sido localizados, na sua maioria, em árvores, no subsolo e em edifícios de várias tipologias.

A autarca bairradina revelou ainda que “só entre fevereiro e março deste ano, o Município já procedeu à instalação de 20 armadilhas em todo o Concelho, destinadas à captura das vespas fundadoras, época em que estão mais ativas devido ao aumento das temperaturas, com o objetivo de diminuir o impacto que a vespa velutina tem no território e reduzir o surgimento de ninhos secundários no corrente ano”.

A distribuição destas armadilhas esteve sujeita a uma avaliação prévia, tendo em tendo em conta a localização dos ninhos desativados anteriormente no concelho.

Na área do concelho de Oliveira do Bairro, a deteção, ou a suspeita de existência de ninhos, ou de exemplares da vespa velutina deve ser comunicada à Câmara Municipal, através dos contactos 234 732 139 e [email protected], ou à respetiva Junta de Freguesia.

De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta, a vespa velutina “é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera)”. Esta vespa, também conhecida como asiática, “é proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da India, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia”.

A velutina distingue-se da espécie europeia vespa crabro pela coloração do abdómen, que é predominantemente de cor preta, ao contrário da “nossa”, onde prevalece a cor amarela. Não sendo mais agressiva que a espécie europeia, a vespa velutina reage de forma bastante agressiva quando sente o seu ninho ameaçado.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend