8.3 C
Aveiro
Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioCulturaExperiências autênticas nos "moinhos abertos" Atraem a Vagos centenas de visitantes

Experiências autênticas nos “moinhos abertos” Atraem a Vagos centenas de visitantes

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O programa contou com diversas experiências turísticas como “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco,” “Almoce na Azenha”, “Oficina de Pão de Cornos”, “Prova de Vinhos na Eira da Ti Graça”, “Há Pão e piquenique no parque” e que acolheram mais de 500 participantes, não só do concelho, mas também de vários outros pontos do país.

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, que se celebrou no passado dia 7 de abril, o Município de Vagos promoveu, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Calvão, Ouca e Soza, com as entidades Charcos & Companhia, Confraria Sabores da Abóbora, Associação Pró-Boco e os proprietários dos moinhos/azenhas do concelho, quatro dias de atividades e experiências únicas em torno do património molinológico, com um balanço muito positivo, quer pelo número de participantes (mais de 500) envolvidos quer pela avaliação resultante dos inquéritos de satisfação realizados.

Foi no sentido de valorizar este património que o Município desafiou as associações locais e os proprietários dos moinhos a desenvolverem atividades e experiências turísticas, integrando-as num programa conjunto, que aconteceu nos dias 7, 8, 15 e 16 de abril de 2023.

Para além de visitas aos moinhos, os visitantes usufruíram de diversas experiências organizadas ligadas aos costumes e tradições locais, entre elas “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco,” “Almoce na Azenha”, “Oficina de Pão de Cornos”, “Prova de Vinhos na Eira da Ti Graça” e “Há Pão e piquenique no parque”.

Esta foi uma oportunidade para lançar novas e diferentes experiências turísticas com objetivo de potenciar a oferta molinológica e a sua ligação às tradições locais, aos costumes, à natureza e à população local, tendo em consideração um desenvolvimento sustentável destes produtos turísticos. Para tal, a comunidade local foi envolvida em todo este processo, as atividades foram realizadas, sempre que possível, com um número máximo de participantes e em diversos locais, minimizando, assim, o impacto destas atividades nos recursos turísticos.

A manhã do dia 7 de abril foi dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” onde foi possível, na Azenha da Ti Luísa, experienciar todo o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à confeção da massa e à sua colocação no forno.

Foi, também, uma oportunidade para dar a conhecer, aos mais novos, como funciona uma azenha e como consegue transformar o milho em farinha. Enquanto a massa levedava, os participantes fizeram uma caminhada pelo Vale do Boco, terminando com um lanche com produtos locais: a Broa Mimosa, o doce de abóbora e o requeijão. Esta atividade foi organizada pela Pró-Boco e Confraria Sabores da Abóbora e excedeu as inscrições previstas tendo contado, no final com cerca de 40 participantes.

No dia seguinte, dia 8, as atividades continuaram na aldeia do Boco. De manhã, a atividade “Almoce na Azenha”, começou com a preparação da Sopa do Moleiro. Enquanto a sopa ficou no fogo a lenha, os cerca de 30 participantes fizeram uma caminhada pelo Vale do Boco com passagem e visita pelas azenhas. No final, com a sopa já pronta, deu-se início ao almoço finalizado com sobremesas típicas da região como a aletria, papas de abóbora e doce de abóbora com requeijão. Esta atividade foi organizada pela associação Pró.Boco.

De tarde, realizou-se a Oficina de Pão de Cornos organizada pelos proprietários da Azenha da Fonte e que proporcionou uma experiência autêntica a todos os participantes, com muitas crianças presentes, onde foi possível colocar a mão na massa e confecionar, do início ao fim, um pão típico local que, antigamente, era dado pelos noivos às crianças que iam atirar arroz ou pétalas de flores nos casamentos. Durante a tarde, os proprietários ofereceram uma merenda deliciosa à qual se juntou o Pão de Cornos já cozido. Participaram, nesta atividade 30 pessoas, correspondente ao limite máximo de inscrições.

As comemorações continuaram no fim de semana seguinte, 15 e 16 de abril, com atividades para todos os públicos. A manhã do dia 15 de abril foi dedicada a explorar os cantos e recantos de Ouca a começar com uma caminhada de 12 km, logo pelas 9h00, pelo Trilho de São Martinho e que envolveu cerca de meia centena de participantes.

Para as famílias, não faltaram atividades no Parque da Azenha e Moinho de Ouca com “Há Pão e Piquenique no Parque” que contou com contos de histórias infantis no moinho, a oficina “Do grão ao Pão” e jogos tradicionais, a par com visitas aos moinhos que se foram fazendo para todos aqueles que quiseram conhecer este património molinológico. Na hora do almoço, os participantes tiveram a oportunidade de “piquenicar” no parque trazendo o seu farnel e com direito a broa e pão feito no forno comunitário! Uma das atividades com maior destaque foi a oficina “Do grão ao pão” que envolveu cerca de 20 crianças que puderam participar, do início ao fim, na confeção de pão, broa e pizzas. De seguida, puderam tender a massa e colocá-la no forno. Enquanto a broa, pão e pizzas foram ao forno, as crianças puderam brincar com os Jogos Tradicionais disponíveis no Parque.  Estas atividades foram organizadas pela Junta de Freguesia de Ouca em colaboração com a Câmara Municipal de Vagos.

De tarde, pelas 17h00, já na aldeia do Boco, realizou-se uma “Prova de Vinhos na Eira da Ti Graça. Esta atividade, teve uma excelente adesão, tendo atingido a capacidade máxima de participantes, 25 pessoas, provenientes tanto do concelho como de outras cidades do país.

A par com a paisagem do vale do Boco, com um pôr do sol à vista, os participantes puderam desfrutar de uma prova com espumante, vinho tinto e branco bairradinos, comentada pelo sommelier Paulo Vale. De seguida, e estando na Aldeia do Boco, não se perdeu a oportunidade de fazer uma visita à Azenha da Ti Luísa e à Azenha Barreto. De volta à eira da Ti Graça, pertencente à pitoresca azenha Barreto, os participantes foram recebidos pelo Grupo Cabaças & Cavaquinho de Soza que animaram o lanche preparado com diversos produtos, com destaque para os rojões feitos no borralho da azenha, Broa Mimosa e Pão de Cornos. Neste momento de confraternização, juntou-se a comunidade, envolvendo cerca de 60 pessoas entre os participantes da atividade e comunidade local.  Esta atividade foi organizada pela Associação Pró.Boco em colaboração com a Câmara Municipal de Vagos.  

No domingo, dia 16, na Lagoa de Calvão decorreu, ao longo do dia, diversas atividades a começar pela Feira de Troca de Sementes, visitas ao Moinho Ti Pascoal, oficina “confeção de Pão com fermentação natural” e, de tarde, as crianças puderam ouvir duas histórias na atividade “Contos no Moinho” e de participar na confeção de pizzas.  Ainda, ao longo da tarde, quer crianças quer adultos divertiram-se nos Jogos Tradicionais!

Todas estas iniciativas realizadas, durante 4 dias em Vagos, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, acolheram mais de 500 participantes, não só do concelho, mas também de vários outros pontos do país e foram uma excelente oportunidade de dar a conhecer os nossos recursos, património, tradições e comunidade local.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend