11.6 C
Aveiro
Sábado, Abril 27, 2024
InícioAlbergaria-a-VelhaJovens de Albergaria idealizam projectos sustentáveis

Jovens de Albergaria idealizam projectos sustentáveis

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o objetivo de idealizar projetos com foco na sustentabilidade e economia circular, trinta estudantes do 3.º ciclo do Município de Albergaria-a-Velha participaram no “Bootcamp Ideação”, ontem e hoje, na Incubadora de Empresas. As dez ideias a sair desta iniciativa serão apresentadas em sessão pública no Concurso de Ideias DESAFI@-TE em Maio, onde serão premiados os três melhores projetos.

“Há muito trabalho a fazer e todos temos a obrigação de criar um mundo melhor”, afirmou António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal na sessão de abertura do Bootcamp. Como ponto de partida e inspiração para os jovens, o Município apresentou os vários projetos que integram a Estratégia Municipal de Sustentabilidade “Albergaria A-Verde” e que têm sido desenvolvidos ao longo dos últimos anos, como a Loja Verde (reciclagem e reutilização de tecidos), a Horta Biológica da Lapa, a promoção da compostagem comunitária e doméstica, a certificação de empresas com boas práticas de reciclagem, a participação nas Semanas Europeias da Prevenção de Resíduos, entre outros projetos.

António Loureiro exortou os jovens presentes a analisarem as iniciativas implementadas e a proporem ideias que possam ajudar o Município nas mudanças necessários para um futuro mais sustentável. Referiu, ainda, que vários antigos estudantes, que passaram pelo Concurso de Ideias, já criaram o seu negócio e estão a ser apoiados pela autarquia, quer através do Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego, quer através de outros apoios disponibilizados na Incubadora de Empresas.

Nos dois dias do Bootcamp, os 30 estudantes, divididos em 10 grupos, abordaram várias ferramentas na área da gestão e da criatividade, como o Business Model Canvas, Design Thinking, Empathy Map, Estrutura de Custos, de forma a compreenderem o processo que orienta a passagem da ideia à prática. Na tarde de 9 de Fevereiro, cada grupo apresentou um pitch de 3 minutos perante um grupo de convidados, que proporcionou feedback sobre o projeto apresentado.

Até à apresentação no Concurso DESAFI@-TE, as equipas vão ter mentorias de desenvolvimento dos projetos e um Bootcamp de Comunicação, para capacitar os jovens para a sessão final.

O Concurso de Ideias DESAFI@-TE é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da Academia Empreende+, enquadrada na Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico de Albergaria-a-Velha e na Agenda Municipal da Educação.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend