Albergaria-a-Velha

Festival Pão de Portugal, uma organização do Município de Albergaria-a-Velha

Pão de Abóbora, Pão de Deus, Pão com Chouriço… Broa de Milho, Bola de Carne, Regueifa… No Festival Pão de Portugal, uma organização do Município de Albergaria-a-Velha, foi possível conhecer e comprar variedades para todos os gostos, bem como complementos – queijos, enchidos, compotas, mel – para dar outro gosto ao pão nosso de cada dia.

Tendo em conta os constrangimentos sanitários que existem, o evento decorreu este fim de semana num formato mais reduzido na Alameda 5 de Outubro, com 20 expositores e regras de segurança bem definidas. O público, ciente das medidas impostas pela Direção-Geral da Saúde, foi fluindo pelo Festival ao longo dos dois dias, sem aglomerações.

Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal, “o Festival decorreu conforme programado, cumprindo as normas sanitárias impostas pela DGS, com testagem a todos os expositores, medição de temperatura e higienização das mãos dos visitantes à entrada, sem nunca o espaço ter excedido a sua capacidade legal de número de visitantes”. O autarca acrescenta que “apesar das novas regras, menor dimensão e nova localização, foi do agrado geral de expositores e visitantes, assinalando assim, pelo oitavo ano consecutivo, o Festival Pão de Portugal, que já é uma marca do território do Concelho de Albergaria-a-Velha”.

Além da venda de pão e complementos, o Festival contou com as já tradicionais sessões de showcooking. Para os mais novos, a Divercook apresentou receitas simples, a confecionar em família. Já os adultos puderam aprender a aproveitar as diferentes variedades de pão para pratos sem complicações com os chefs Hélio Loureiro, Emídio Concha de Almeida e José Mário Lino.

A animação cultural também não faltou nesta edição do Festival Pão de Portugal. No coreto da Alameda 5 de Outubro atuaram artistas e grupos locais, como os Andúria, Chefe Silva, Pascoal Pires, tendo o Fado de Coimbra encerrado o evento com as vozes de José Rui Branco e João Simões.

O Festival, de entrada gratuita, decorreu entre as 10h00 e as 21h00, no sábado, e as 10h00 e as 19h00, no domingo

Publicidade

Publicidade

Publicidade