14.4 C
Aveiro
Sexta-feira, Abril 26, 2024
InícioOvarHospital de Ovar aposta na melhoria do rastreio dos níveis de radiação...

Hospital de Ovar aposta na melhoria do rastreio dos níveis de radiação dos exames de radiologia

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) acaba de implementar o “Sectra  DoseTrack”, uma ferramenta abrangente de gestão de dose pró-ativo, que permite um acesso fácil e seguro às informações relacionadas com radiação. O novo sistema garante ainda o acesso rápido à dose do paciente e a exposição de radiação em toda a instituição.  

Face ao atual quadro regulador da proteção radiológica em Portugal, que fixa as normas de segurança de base relativas à proteção contra os perigos resultantes da exposição a radiações ionizantes, este sistema de controlo de dose permite-nos uma maior operacionalidade de processos”, afirma o presidente da HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

Nesta época de transformação digital, estamos empenhados em manter a nossa aposta na inovação e temos adquirido, nesse sentido, vários equipamentos de vanguarda e soluções de ‘software’, primando, sempre, pela qualidade e segurança dos diferentes serviços que oferecemos”, sustenta. 

Com o apoio da tecnologia, conseguimos, hoje em dia, sem margem para qualquer dúvida, agilizar o trabalho prestado e melhorar a perceção do utente sobre os serviços de saúde”, sublinha Luís Miguel Ferreira.  

Para o gestor do projeto, Rui Parreira, esta é “uma solução que tem como objetivo o registo e controlo em tempo real da dose radiação ionizante aplicada aos utentes, sendo uma ferramenta chave na comparação desses mesmos registos tendo em conta os diferentes equipamentos produtores de radiação ionizante e os intervalos de tempo em análise”.  

O “Sectra  DoseTrack” – acrescenta – além de facilitar o cumprimento total dos requisitos legais, aceita o registo de dose nos formatos “standard” mais utilizados: RDSR, MPPS, OCR de SC, extração dos cabeçalhos DICOM e de forma manual.  

O projeto “Na transformação digital do Hospital do Futuro”, cofinanciado pelo SAMA2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (POCI-05-5762-FSE-000355), pretende imbuir os serviços clínicos e não clínicos de um espírito de melhoria contínua na caminhada da transformação digital.   

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend