13.3 C
Aveiro
Sábado, Junho 22, 2024
InícioOliveira do BairroCampanha de apoio à esterilização de animais de companhia em Oliveira do...

Campanha de apoio à esterilização de animais de companhia em Oliveira do Bairro até 31 de maio

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Município de Oliveira do Bairro vai promover, entre 15 de março e 31 de maio, uma nova Campanha de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia, com a finalidade de diminuir o abandono animal e evitar a sua reprodução descontrolada.

A iniciativa, inserida no Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal de Oliveira do Bairro, aplica-se a cães e gatos de companhia cujos tutores residam no concelho, com o apoio a ser concedido para a esterilização de até quatro animais por agregado familiar.

Susana Martins, Vereadora responsável pelo pelouro da Saúde e Bem-Estar Animal, salientou o facto de, em comparação com a edição de 2022, “termos aumentado os valores de reembolso por animal, bem como o número limite de apoios por agregado familiar, que passou de três para quatro”.

Sobre o valor do investimento previsto, orçado em 5 mil euros, a autarca explicou que “se esse plafond que temos programado for ultrapassado, o que seria muito bom sinal, avançaremos com o seu reforço, de forma a ajudarmos o maior número de pessoas e famílias e, assim, alcançarmos os objetivos da campanha, que passam também pela salvaguarda da saúde pública”.

O Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia, aprovado pelo Executivo Municipal em Reunião de Câmara realizada no passado dia 9 de março, prevê uma comparticipação de 75 euros para esterilização de cadelas, 40 euros para esterilização de cães, 46 euros para esterilização de gatas e 20 euros para esterilização de gatos.

Os munícipes que pretendam beneficiar deste apoio devem apresentar a sua candidatura, preenchendo e enviando o requerimento disponível em www.cm-olb.pt para o e-mail [email protected], ou entregando-o presencialmente no Balcão de Atendimento Integrado da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Caso a candidatura seja aceite, o munícipe deverá dirigir-se a uma clínica veterinária, licenciada pela Ordem dos Médicos Veterinários, para a realização da intervenção. O valor da comparticipação será reembolsado ao munícipe mediante a entrega do comprovativo da despesa efetuada (fatura/recibo) e de uma declaração emitida pelo médico veterinário que realizou o procedimento.

A candidatura deverá ser acompanhada do comprovativo da identificação eletrónica do animal, bem como do seu registo atualizado no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC); da cópia do boletim sanitário, com vacina antirrábica válida e com informação relativa à espécie, ao sexo e ao peso do mesmo; de uma declaração do SIAC emitida pelo Médico Veterinário responsável pela esterilização, com a data de realização e indicação do tipo de esterilização e, no caso de cães, do comprovativo de registo de licença na junta de freguesia da área de residência.

Para além destes documentos, deve ainda ser entregue um comprovativo do IBAN do requerente e um comprovativo de residência no concelho de Oliveira do Bairro (ex. fatura de luz/água).

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend