20.5 C
Aveiro
Sexta-feira, Maio 24, 2024
InícioOliveira do Bairro“Arraial do migrante” este sábado em Oliveira do Bairro Para promover a...

“Arraial do migrante” este sábado em Oliveira do Bairro Para promover a integração de migrantes

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A primeira edição do Arraial do Migrante realiza-se este sábado, 12 de agosto, no Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, tem como objetivo a promoção da integração da população migrante residente no concelho.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora responsável pela área das migrações do Município de Oliveira do Bairro, os objetivos da iniciativa são os de “criar um momento cultural que promova a integração e socialização entre a nossa comunidade e a população migrante, congregando diversos grupos e nacionalidades”.

“Para além de todas as questões ligadas à saúde, educação, emprego e habitação, o convívio informal entre locais e migrantes é fundamental para a sua integração plena na comunidade que os acolhe, quebrando barreiras e preconceitos”, acrescentou a autarca.

O evento vai contar com um espaço destinado à gastronomia do mundo, concebido e dinamizado pela população migrante residente no concelho, que servirá almoços e jantares com receitas de vários países.

Para os mais novos, haverá também animação, com um insuflável em permanência e, às 15h00, o espetáculo Crash Duo Circus, onde o mais comum dos objetos do nosso dia-a-dia serve para produzir música, com uma forte componente cómica, visual, circense e de interação com o público.

O programa continua a partir das 16h00, com o workshop Danças do Mundo, e a atuação da Cértima Orquestra às 18h30, um projeto comunitário de criação artística, que tem como objetivo juntar pessoas originárias de vários países, incluindo Portugal, explorando musicalmente a singularidade dos participantes e do seu território.

No período da noite, a festa prolonga-se com a atuação dos Burricos, às 21h15, Banda Polk, às 22h30, Más Companhias, às 23h45, e, para terminar a noite, DJ Gaiteirinho, a partir da 1h00.

O Arraial do Migrante é uma das ações do projeto “Oliveira Mundo de Gentes”, que visa promover o acolhimento e a integração social e cultural de pessoas originárias de países terceiros, através de ações que envolvem as entidades do setor cultural e outras entidades da sociedade de acolhimento.

Este projeto pretende ainda facilitar o acesso desta população ao mercado de trabalho, promovendo a sua integração profissional e o exercício dos seus direitos e deveres, sendo cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com uma comparticipação comunitária de 46.033,75€ e contrapartida nacional de 15.344,58€.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend