23.9 C
Aveiro
Sábado, Junho 22, 2024
InícioOliveira do BairroEm Oliveira do Bairro a primeira edição do arraial do migrante foi...

Em Oliveira do Bairro a primeira edição do arraial do migrante foi um sucesso

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Realizou-se no passado sábado, dia 12 de agosto, a primeira edição do Arraial do Migrante, que atraiu ao Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro, centenas de visitantes, entre eles, migrantes residentes no Concelho de Oliveira do Bairro, provenientes de vários países.

Este evento, inserido no projeto do Município “Oliveira Mundo de Gentes”, que promove várias atividades com vista à integração de pessoas de países terceiros, foi desenvolvido em parceria com o Conservatório de Artes e Comunicação – Filarmónica União de Oliveira do Bairro (FUOB), e contou com um vasto programa de concertos e animações para todas as idades, bem como um espaço destinado à gastronomia do mundo, concebido e dinamizado pela população migrante residente no Concelho.

Lília Ana Águas, Vereadora responsável pela área das migrações do Município de Oliveira do Bairro, fez um balanço “extremamente positivo” da primeira edição do Arraial do Migrante, “quer pela afluência de pessoas que, no sábado, passaram pelo Parque dos Pinheiros Mansos, quer pelo feedback que fomos recebendo por parte dos visitantes, que foram partilhando connosco a sua satisfação”.

Para a autarca, “o sucesso desta iniciativa foi mais um reflexo do trabalho deste executivo na integração da população migrante, através da promoção de respostas e atividades que pretendem apoiar diretamente esta população e mobilizar a comunidade local para a plena inclusão dos migrantes que escolheram Oliveira do Bairro como sua casa”, acrescentando ainda que, “conseguimos nesta primeira edição do Arraial do Migrante, congregar diversos grupos e nacionalidades, que se juntaram num animado momento de socialização e de partilha intercultural, onde não faltou boa música e gastronomia variada”.

O projeto “Oliveira Mundo de Gentes” tem como objetivo promover o acolhimento e a integração social e cultural de pessoas originárias de países terceiros, através de ações que envolvem as entidades do setor cultural e outras entidades da sociedade de acolhimento.

Pretende ainda facilitar o acesso ao mercado de trabalho, promovendo a sua integração profissional e o exercício dos seus direitos e deveres. De relembrar ainda que este projeto é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com uma comparticipação comunitária de 46.033,75€ e contrapartida nacional de 15.344,58€.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend