6.6 C
Aveiro
Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioCulturaCerca de 1.200 Seniores em almoço Promovido pela Câmara Municipal de Oliveira...

Cerca de 1.200 Seniores em almoço Promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cerca de 1.200 seniores das quatro freguesias do Concelho de Oliveira do Bairro participaram, no passado dia 11 de outubro, no almoço-convívio “65 em Festa”, promovido pela Câmara Municipal local.

O evento, que decorreu no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, contou ainda com animação musical ao vivo, que levou os mais experientes dançarinos a mostrar toda a sua vitalidade e alegria.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, marcou presença no evento, assim como os vereadores Jorge Pato, Lília Ana Águas e Susana Martins. O líder da autarquia agradeceu aos participantes pela sua presença, mas sobretudo pelo “contributo inestimável que deram para o desenvolvimento do Concelho”, destacando ainda a “importância que continuam a ter no apoio e suporte às gerações mais novas”. “Estamos aqui para vos homenagear, mas também estamos aqui para vos apoiar, de forma a que o vosso percurso continue com saúde e a dignidade que tanto merecem”, acrescentou Duarte Novo. Também presente no evento esteve o Bispo da Diocese de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos.

A iniciativa integrou a programação do “65 em horas em Festa”, que está a decorrer durante todo o mês de outubro, e que conta com várias atividades lúdicas, culturais e desportivas.

A escolha do mês de outubro prendeu-se com duas datas que celebram a população idosa, nomeadamente o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro) e o Dia Mundial da Terceira Idade (28 de outubro).

Até ao final do mês, destaca-se ainda a realização do ‘Congresso Envelhecer nos Eixos – 2ª edição: Tempo, Trabalho e Felicidade’, organizado pela autarquia de Oliveira do Bairro em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social e com a Unidade de Cuidados na Comunidade Cubo Mágico da Saúde, que vai decorrer no dia 27 de outubro, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.

O Pelouro da Idade Maior, que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro criou em 2018, tem como objetivos, de acordo com Lília Ana Águas, Vereadora responsável pela área, “prevenir e dar resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica”.O trabalho realizado pela autarquia bairradina nesta área tem sido reconhecido por várias entidades de âmbito nacional. Em 2022 e 2023, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro recebeu o Selo de Mérito “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. Em 2022 foi reconhecida como “Autarquia Amiga das Pessoas com Demência”, pela AGILidades, e foi agraciada com a Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social. Pelo seu trabalho nos anos de 2020 e 2021, a Ordem dos Psicólogos Portugueses atribuiu-lhe o Selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento’.

ara homenagear e celebrar os mais idosos do concelho

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend