11.1 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioAveiroLiga-nos o Talento o sonho passou por Aveiro

Liga-nos o Talento o sonho passou por Aveiro

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O projeto Liga-nos o Talento continua na estrada para celebrar as raízes do Futebol e esteve, esta terça-feira, pela manhã, no distrito de Aveiro, antes de rumar ao Porto. A Fundação do Futebol – Liga Portugal, com o apoio institucional da Missão Continente, está a percorrer o país para oferecer bolas e um apoio financeiro no valor de dois mil euros a cada uma das 22 Associações Distritais e Regionais, uma forma de assinalar o reconhecimento do trabalho fundamental que desenvolvem junto dos jovens e a união essencial do Futebol Profissional e Não Profissional.

Na loja Continente Aveiro, a Fundação do Futebol – Liga Portugal esteve representada pelo Senador António Oliveira e pelo secretário-geral, Filipe Pais. Helena Pires, CEO da Liga Portugal, e o diretor executivo Vasco Pinho também marcaram presença na cerimónia, bem como José Neves Coelho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro, e Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro. Vítor Neves, responsável de loja do Continente, foi o anfitrião desta entrega simbólica que remete para as raízes do Futebol.

António Oliveira destacou a natureza “marcante e singela” do projeto Liga-nos o Talento. “O Futebol possui, realmente, uma força extraordinária. É um fenómeno que aproxima povos e que gere sonhos. Os anos passam, hoje vivemos numa era da maior oferta cultural, da mais variada, mas continuo a acreditar que não existe maior gerador de sonhos do que uma bola. De facto, uma bola pode mudar a vida de uma criança. Afinal, foi uma bola que também mudou a minha vida. Não tinha a tecnologia destas que hoje aqui entregamos, mas foi um objeto destes que me deu alegria, durante anos, e continua a fazer-me sorrir”, declarou.

“Na qualidade de Senador da Fundação do Futebol, espero que estas 20 bolas ajudem a criar os craques do futuro e, mais importante, promovam um estilo de vida saudável. O trabalho das Associações Distritais e Regionais de Futebol é notável, com pouco conseguem fazer tanto. Acabam por ser a base da nossa indústria, sempre próximas das comunidades, decisivas na formação de jogadores, treinadores e árbitros, e no acompanhamento permanente a todos os clubes”, sublinhou o Senador António Oliveira, que destacou também o “apoio da Missão Continente” nesta campanha, bem como a presença da autarquia de Aveiro, pois “é importante reconhecer o trabalho das autarquias no apoio aos jovens.”

Vasco Pinho, Diretor Executivo da Liga Portugal, afirmou que “este é um projeto muito importante para a Liga Portugal”: “Simboliza aquilo que Pedro Proença tem tido, ao longo dos anos, que é um cuidado com a base do Futebol. O Futebol Profissional só pode funcionar se tiver por base uma sustentação grande na criação de talento. As Associações que hoje estamos a apoiar são a base deste Futebol e este projeto que junta a Liga Portugal, a Fundação do Futebol e a Missão Continente, bem como a Puma, é fundamental para o incentivo a esta base do Futebol. Estamos aqui com AF Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro, a Missão Continente e, todos juntos, procuramos o que realmente interessa, que é fomentar o Desporto e o Futebol como base de criação do Futuro, dos talentos que irão, mais tarde, servir de base para a Liga Portugal.”

José Neves Coelho, Presidente da Associação de Futebol de Aveiro, começou por “agradecer o reconhecimento da Liga Portugal, da Fundação do Futebol, bem como do Continente para com o desporto amador. É para nós o reconhecimento, um miminho que vem dar força a este Futebol Amador que está na base do crescimento do Futebol Nacional.” O apoio será canalizado para a formação: “A AFA, neste momento, tem um centro de treinos que carece de muita coisa e esta é uma ajuda importante para nós. Vai fortalecer, ainda mais, a nossa formação, porque isto é para utilização da formação, e vamos crescer, conjuntamente. Isto é uma forma de trabalhar e de atingir outros fins, que atualmente não atingimos.”

Vítor Neves. responsável de loja do Continente, destacou o “enorme orgulho” da Missão Continente no projeto Liga-nos o Talento junto das Associações Distritais e Regionais: “É lá que tudo começa, elas são as raízes do futebol, nas camadas mais jovens, é onde se incutem valores do Futebol Positivo que têm impacto em milhares de atletas. Para o Continente, o futebol, mais do que um desporto. É uma forma de promover o convívio, a união, o fair play, o respeito. É também uma forma de alavancar ações de Responsabilidade Social perante a comunidade em que a Missão Continente se insere. Este ano, celebramos 20 anos de existência. São 20 anos de proximidade com as comunidades, de atenção às suas necessidades, de forma a promovermos um futuro mais sustentável. Um grande bem-haja a estas Associações, à Fundação do Futebol, à Missão Continente, pelo seu contributo para um futuro melhor das comunidades.”

Rogério Carlos, Vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, saudou este “momento de agradecimento e reconhecimento por todo o trabalho que, neste caso, a Associação de Futebol de Aveiro tem feito na promoção da modalidade, com um especial destaque para o investimento na formação. Temos de dar condições aos nossos jovens para poderem praticar desporto. Aqui, estamos a falar de futebol, mas é algo que, transversalmente, na nossa sociedade, em todas as modalidades, temos de incentivar os nossos jovens a praticar Desporto. E quando temos momentos como este, de reconhecimento, por parte de quem trabalha esta área da formação, isso é muito importante, porque todos os dias somos desafiados e o que temos vivido, nos últimos anos, no nosso país mostrou-nos que é muito importante as entidades, as instituições, estarmos todas juntas para contribuirmos para a promoção do Desporto, neste caso, do Futebol.”

O projeto Liga-nos o Talento arrancou no último sábado, com iniciativas simultâneas nos distritos de Bragança e Vila Real e, durante cerca de um mês, vai percorrer todo o país a assinalar o reconhecimento pelo trabalho valioso desenvolvido nas Associações Distritais e Regionais, numa união indispensável à excelência que distingue o Futebol Português.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend