11.1 C
Aveiro
Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioAlbergaria-a-VelhaMunicípio de Albergaria-a-Velha vai reforçar a separação na fonte de resíduos valorizáveis

Município de Albergaria-a-Velha vai reforçar a separação na fonte de resíduos valorizáveis

Data:

Notícias Populares

Cavaleiro Marcelo Mendes ataca a cavalo manifestantes contra a tourada na Torreira

O insólito aconteceu quando o Ribeirinhas estava a entrevistar Mariana Pinho, uma das responsáveis da manifestação

Albergaria-a-Velha arde há 3 dias, casas em risco

Albergaria-a-Velha luta há 3 dias contra os incêndios. Depois...

Mau tempo destrói frente de praia no Furadouro

Ainda agora arrancou o novo ano e já se...
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o objetivo de promover a circularidade sustentada, o Município de Albergaria-a-Velha vai reforçar a separação, na fonte, de resíduos valorizáveis em detrimento da deposição indiferenciada, promovendo a troca de produtos e materiais que ainda possam ter utilidade, bem como a criação de uma rede de pontos de reparação. Esta foi uma das novidades reveladas este fim de semana na conferência BioFórum, que marcou o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Além destas ações integradas no Plano de Ação Municipal do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2030 (PAPERSU), o Município também apresentou as linhas gerais do Plano Municipal de Ação Climática, que visa contribuir para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas no território, incluindo medidas que reduzem o impacto das inundações, secas e ondas de calor, bem como a redução de emissões de gases com efeitos de estufa e a promoção da eficiência energética.

Quanto a resultados já visíveis no território, no âmbito da Estratégia Municipal de Sustentabilidade Albergaria A-Verde, é possível destacar a certificação Albergaria A-Verde Recicla de 224 empresas locais pelas boas práticas de reciclagem em 2022; a reciclagem de 5600 quilos de têxteis e 380 quilos de máscaras na Loja Verde do Concelho, tendo sido os materiais reconvertidos em cabides, decorações de Natal, suportes de telemóvel, kits de cultivo de microvegetais, sacos e mantas; a criação da Horta Biológica da Lapa com 24 talhões; a distribuição de 350 compostores domésticos e a criação de um compostor comunitário com 25 famílias participantes que, em menos de seis meses, já recebeu uma tonelada de bioresíduos.

No BioFórum, que decorreu na Biblioteca Municipal, o Município partilhou ainda os bons resultados do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos (CIPF), um espaço dinâmico de promoção de atividades de educação ambiental e de descoberta da Natureza, inaugurado em abril de 2022. Desde a sua abertura, o CIPF já realizou 56 atividades com 1100 participantes; 54 ações de voluntariado e 17 workshops práticos com 266 participantes. Num futuro próximo, está prevista a apresentação do portfólio de atividades a entidades públicas e privadas; a organização de festas de aniversário; a promoção do voluntariado em Frossos; a criação de uma residência para voluntários nacionais e estrangeiros; e a organização de campos de férias em contacto com a Natureza.

O programa de atividades da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos continua até 26 de novembro com visitas da ERSUC aos aderentes do Projeto de Recolha Porta-a-Porta, a sensibilização dos clientes e operadores do Mercado Municipal para a importância da reciclagem e uma mostra de artesanato feito com embalagens descartadas. Nas redes sociais do Município, será também promovida uma campanha de sensibilização sobre a temática dos resíduos. Simultaneamente, e para assinalar o Dia da Floresta Autóctone está prevista a plantação de árvores autóctones junto ao Pavilhão Municipal e Parque Canino de Albergaria-a-Velha, bem como, na Quinta do Passal, Freguesia de Alquerubim.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.

Subscrever

- Nunca perca uma notícia

- Conteúdos exclusivos

- Veja em todos os dispositivos

Últimas Entradas

Publicidadespot_img
Send this to a friend