Associações

A ACRAP retornou à atividade com a organização de um almoço no dia 21 de novembro

A ACRAP promoveu no dia 21 de novembro, na sua sede, nas Póvoas, em Estarreja, um almoço de confraternização onde marcaram presença mais de 80 pessoas. Este almoço marca o regresso da associação aos eventos regulares.

De Espanha, nem só maus ventos ou maus casamentos chegam a Portugal. Marcaram presença também neste evento uma delegação da “Associação de Xave”, uma congénere da ACRAP, com sede em Santiago de Compostela e que se dedica aos jogos tradicionais, marcando presença neste almoço, com o envio de 4 representantes.

Se o almoço prometeu e cumpriu, pois, o rei e senhor da mesa fora os tradicionais rojões com batata cozida e verduras, a tarde não ficou atrás. Espanhóis e portugueses uniram-se numa demonstração dos jogos tradicionais mais populares de cada país, num segmento do evento improvisado e não previsto. Os espanhóis fizeram uma demonstração do jogo rei daquela associação, sendo uma espécie do jogo da malha português, com algumas alterações muito subtis. Por cá, a ACRAP optou pelo jogo de matraquilhos, na versão dos nossos avós.

Kiko Louedo, referiu à nossa reportagem que já tinham estado em Estarreja, em 2017, pela ocasião dos jogos internacionais. Com uma viagem de pouco mais de 300km, vieram representar o “Juego de la Xave de Santiago”. Adoram a nossa gastronomia e não quiseram perder a oportunidade de estar de novo com o nosso povo, rasgando enormes elogios a Severiano Tavares e à sua equipa, pela forma como foram recebidos em 2017 e pela amizade que foi sendo construída com muitos estarrejenses ao longo destes últimos anos.

Severiano Tavares, Presidente da ACRAP, refere que não esperava esta visita dos seus “hermanos”, que foi uma completa surpresa, orquestrada pelo amigo e também membro da direção da ACRAP, José Domingues, e que se emocionou quando os viu chegar à sede. Sobre o futuro refere que a ACRAP vai retomar aos poucos os seus eventos e espera que rapidamente possam deixar para trás a pandemia. No desejo deste dirigente associativo, estão dezenas de produções para serem realizadas em 2022 e a associação está a preparar-se para voltar de novo a ser a entidade que mais faz pela cultura concelhia, promovendo certames que varrem todo o espectro cultural da sociedade estarrejense.

No dia 5 de dezembro, novo evento a registar. O almoço de Natal, que habitualmente seria jantar, mas este ano troca para almoço. É a um domingo, as inscrições estão já abertas e podem ser feitas apenas até ao dia 1 de dezembro, pelos nºs de telemóvel 966 456 387917 514 343912 896 529 ainda pelo 910 709 702, bem como junto dos elementos da direção. Mais informações e espreitar a ementa, clicar neste link:

Nota: clique nas fotos para aumentar o tamanho da visualização.

Publicidade

Publicidade

Publicidade